Obstetrícia
A arte de cuidar e estar ao lado da gestante e do bebê, esse é um dos princípios que circundam os profissionais de obstetrícia. A meta dos Obstetras é assistir integralmente e de forma humanizada essas mulheres que se encontram em fase tão especial de suas vidas, cuidando de maneira conjunta da criança que cresce no útero materno. Esse cuidado se extende além da gestação e do parto, pelo período pós-parto, também connhecido como puerpério.

A periodicidade das consultas com o obstetra, varia conforme a evolução da gravidez. Até a 28ª semana de gestação, ou seja, até aproximadamente o sétimo mês, essa consulta deve ser feita uma vez a cada 30 dias. Com o avançar gestacional, essa consulta passa a ser feita a cada 15 dias. Passado a 38ª semana, o obstetra deve fazer o acompanhamento semanal da gestante, pois nessa fase, com a proximidade do parto, minimizar riscos à saúde da mulher e do bebê é de extrema importância.
É indicado, em alguns casos, o acompanhamento da gestante com outros especialistas, como por exemplo o endocrinologista e o nutricionista. Esse atendimento integrado é considerado uma das principais características da obstetrícia moderna, que promove e incentiva o atendimento humanizado à gestante, durante o parto e no período do puerpério.