Endocrinologia

A endocrinologia é a especialidade médica responsável por cuidar do funcionamento das glândulas, sendo estas responsáveis por produzir e secretar diversos hormônios que atuam de forma harmônica em todo o organismo.

Imagem Endocrinologia

Estas glândulas são: a tireoide, hipófise, hipotálamo, supra-renais, as gônadas (ovários e testículos), paratireoides e o pâncreas. Alguns órgãos e tecidos como por exemplo o estômago, intestino, rins, a pele e a gordura, também estão envolvidos no controle das substâncias reguladoras.

Quando essa harmonia hormonal é quebrada por irregularidades nessas glândulas ou tecidos, diversos problemas de saúde podem surgir.

De maneira resumida as áreas em que o endocrinologista atua estão citadas abaixo:

Andropausa

Com o envelhecimento os hormônios masculinos podem diminuir e com isso alguns homens desenvolvem sintomas como cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual; nestes casos é necessário o auxílio do especialista para fazer reposição hormonal.

Colesterol e Triglicerídeos

O colesterol e os triglicerídeos, tanto em adultos quanto em crianças, podem aumentar devido a alimentação errada ou em razão de algumas doenças. Um tratamento adequado é necessário para que o risco de futuras complicações cardiovasculares seja reduzido.

Crescimento

Alterações hormonais, nutricionais ou genéticas podem acarretar um crescimento deficiente ou excessivo na criança.

Diabetes

São fatores de risco para Diabetes e que servem de alerta para que você procure um endocrinologista: excesso de peso, parentes com diabetes, hipertensão ou alterações de gordura no sangue. Outros sintomas que também devem acender um alerta de que você possa estar diabético são se você bebe muita água, urina muito e perde peso.

Distúrbios da Menstruação

Problemas hormonais podem gerar alterações do ciclo menstrual (tanto falta de menstruação como menstruação mais de uma vez no mês). Nestes casos a atuação de um endocrinologista para investigação e tratamento adequado é necessária.

Distúrbios da Puberdade

Outros sinais que indicam distúrbios hormonais são aquelas crianças que desenvolvem precocemente pelos pubianos, odor nas axilas e crescimento das mamas, necessitando avaliar a origem do problema com um especialista. Da mesma maneira os adolescentes que não desenvolvem essas características também precisam de uma avaliação.

Doenças da Glândula Supra-Renal

Problemas nas glândulas supra-renais podem ocasionar aumento de peso, estrias avermelhadas e/ou escurecimento na pele, pelos excessivos, pressão alta ou baixa e puberdade precoce.

Doenças da Hipófise

Tumores da hipófise podem levar à presença de leite nas mamas, fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, aumento do número do sapato, dores de cabeça e distúrbios da visão.

Excesso de Pelos

Mulheres que apresentam excesso de pelos corporais (hirsutismo), amento da musculatura ou acne em excesso, podem estar com produção aumentada de hormônios masculinos.

Obesidade

A obesidade faz parte de uma doença plurimetabólica e representa um risco grave para a saúde de crianças e adultos. Uma série de complicações, como as cardiovasculares e ortopédicas, podem ser evitadas através de um tratamento correto com o especialista.

Osteoporose

Pode causar dores nos ossos e fraturas frequentes, devido o enfraquecimento ósseo. E ao contrário do que muitos pensam a osteoporose é uma doença endócrina e por isso você deve procurar um endocrinologista para que ele possa fazer um diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado.

Reposição Hormonal na Menopausa

Os sintomas, o desconforto e os riscos causados pela menopausa podem ser reduzidos por meio da reposição hormonal, tratamento este eficaz e feito com hormônios semelhantes ao da própria mulher.

Tireoide

Aumento de volume ou aparecimento de nódulos do pescoço, nervosismo, insônia, palpitações, alterações no ritmo intestinal, coração acelerado, perda ou ganho de peso, e excesso de frio ou calor podem indicar problemas na tireoide.

Open chat
1
Olá, Gostaria de agendar uma consulta/exame?
Powered by