DIU (Dispositivo Intra Uterino)

O DIU é um dispositivo feito de plástico, inserido dentro do útero da mulher através do canal vaginal, com o objetivo de impedir que aconteça uma gravidez. Ele pode ser colocado em um consultório equipado adequadamente para o procedimento, ou em um centro cirúrgico, sob sedação anestésica.

Imagem DIU (Dispositivo Intra Uterino)

Existem alguns tipos de DIU, porém, no Brasil os mais procurados são o de cobre e o hormonal. O DIU de cobre tem um formato de T, com suas hastes recobertas por cobre, o que impede que os espermatozóides encontrem com o óvulo, pois esse metal tem a propriedade de matar ou diminuir a movimentação deles dentro do útero, impedindo assim a fecundação. O DIU hormonal tem também a forma de um T, porém recoberto com uma camada que libera hormônio, o que modifica o muco cervical e a cavidade uterina, inibindo em alguns casos a ovulação.

O DIU de cobre geralmente é uma opção atrativa para as mulheres que não querem mais ingerir hormônios, ou para as que tem riscos de uso do estrogênio, e também não querem parar de menstruar. Já o DIU hormonal, além do efeito contraceptivo, possui como vantagem a redução ou interrupção do fluxo menstrual, o que o torna muito interessante para mulheres quem sofrem com fluxos intensos ou simplesmente não querem mais menstruar.

Para começar a usar o DIU, é necessário procurar um profissional e realizar alguns exames para avaliar se há alguma contraindicação para seu uso. Após colocado dentro do útero, pode permanecer ativo e com efeito anticoncepcional por até dez anos no caso do DIU de cobre, e cinco anos no caso do DIU hormonal, sendo seu controle de rotina anual.

Open chat
1
Olá, Gostaria de agendar uma consulta/exame?
Powered by